A dor da alma

Ao longo dos anos ouvi tantas vezes a palavra depressão, no entanto nunca conseguia ter ideia de seu real significado. E agora ela me assombra todas as noites e tenta se apossar das horas do meu dia.
É quase impossível explicar a causa, definir exatamente o que culminou essa situação. O fato é que abalou minha autoestima e confiança.

Os conflitos com os quais eu sempre convivi em sala de aula, em casa e nas situações do cotidiano se tornaram um grande peso, um problema sem solução. No início eu pensei que estava apenas incomodada ou irritada com algumas situações, pensei até serem sintomas da TPM. Como poderia assim ter sido. Dia após dia tudo só piorou...
Passei a me sentir sufocada e incapaz diante dos meus desafios. A situação só foi piorando a cada aula que eu entrava e começou a afetar minha vida pessoal. De uma pessoa doce, paciente e amável, passei a ser rude, impaciente e irritante. Minha mente se enchia de pensamentos negativos e nada motivadores. A solução - sair da sala de aula - foi um bom início para minha melhora, mas a cura é interior.

Hoje, ainda luto para expulsar o desânimo e voltar a acreditar em mim. Luto agora com a parte difícil do fracasso. Não queria ter tido esta experiência. Ela deteriora anos de muitas conquistas em um período curtíssimo de tempo.

Não é fácil, porque mesmo sua família e seus amigos não conseguem ajudar. Para muitos, talvez nem tenham percebido que por trás de um sorriso meu, estava alguém gritando por socorro e afundando em lágrimas. O ruim de ser forte é que quando você enfraquece é difícil assumir esse papel e receber a ajuda das pessoas.

A guerra você trava com sua alma, com sua mente e com seu coração. Fico me perguntando se faltou algo ao longo desses anos e agora meus sentimentos reprimidos explodiram como um vulcão em erupção e estão fazendo um estrago total. Mas, não encontro respostas.

O que posso dizer é que o ser humano é frágil. Muitas vezes tratamos as pessoas como se elas não tivessem sentimentos. Não podemos fazer assim. Cada palavra que sai da nossa boca pode iluminar a vida de alguém ou pode jogá-la nas trevas, onde talvez ela se perca e não encontre mais luz.

Sejamos mais cuidadosos com todos aqueles que convivem conosco. Ficar atentos a seus sentimentos é muito importante. O cuidar do outro é essencial. Nossa sociedade está doente na alma e por isso vemos tantas coisas ruins acontecendo. Precisamos resgatar a esperança!

Eu sei que depois de uma tempestade o sol brilha trazendo um recomeço. É esta esperança que me ajuda a superar este momento conturbado...

Seja uma luz na vida de alguém. Há muitos que precisam da sua ajuda!!!

PS: Acho que o segredo é apaixonar-se pela vida. Talvez essa pode ser uma das causas de uma depressão, você perde essa paixão emocionante e tão empolgante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar e Ser Feliz

Sentindo a depressão

O Formato do meu coração...