Será uma questão política ou social?

Todos que acompanharam as eleições neste ano de 2012 viram escândalos, denúncias e muita sujeira ser divulgada na mídia. Como estamos num período de grande avanço tecnológico e acessibilidade digital, a população opinou, criticou e fez suas ideias repercutirem nas redes sociais. O que mais me chamou a atenção foi a divisão entre PT e PSDB ser destacada e ser tema de acaloradas discussões como se existissem somente esses partidos no Brasil. E ainda como se um fosse o 'bom' e o outro o 'mal'. Discussões  sem fundamentos, ou melhor, todas baseadas no escândalo do mensalão. 
Bem, se formos investigar o histórico 'ficha limpa' dos partidos será que alguém escapa? Talvez somente os partidos que brigam por um lugar ao sol e nunca chegam a candidatura. Todo partido já teve em sua história um político que, podemos dizer, desonrou seu papel e não defendeu a causa do povo. Mas tudo isso gera muita discussão e não quero me ater a isto.
Para mim nossos problemas acabariam se mudássemos alguns pontos importantes na forma como compomos os políticos e também na forma como votamos. Para selecionarmos candidatos é preciso, primeiramente, não permitir que pessoas sem qualificação participem da política. Quero dizer que é preciso formação educacional em áreas como: Economia, Administração, Direito, etc. É ter um conhecimento de possibilidades, saber ver o social, analisar, encontrar soluções e fazer acontecer. Em segundo, toda pessoa tem que entrar na vida política com ideais sociais. Se é alguém que nunca teve sequer uma participação como voluntário em alguma causa da sua comunidade, como ela defenderá toda uma cidade, Estado ou Nação? As pessoas se preocupam em saber quais são as propostas que o candidato tem e não percebem que além disso temos que conhecer sua história de vida. Quem ele foi? Como cresceu? Que valores traz consigo? Sempre se empenhou em causas nobres? Trabalha pela comunidade? É um bom vizinho, amigo, parente? Quais são suas metas? Seus sonhos? Enfim, toda eleição acaba se centrando nos problemas sociais e nada disso ganha destaque. Porque não mudar isso? Depende de nós cidadãos exigir que cada político revele sua história de vida. 
Agora entra como votamos. Votar não é simplesmente ir na onda do político que está na moda. No cara que meu amigo gosta ou voto nele porque ele é desse partido. Votamos naquele que ao chegar no poder não irá esquecer das suas obrigações para com o povo. Mas aqui também entra uma questão importante, se temos a violência e a decadência de valores éticos e morais crescendo a cada dia, o cidadão que estamos formando valorizará aquele que também é como ele. 
Concluindo, a base da sociedade é cada um, individualmente. E enquanto não consertarmos o que há de ruim acontecendo na estrutura do nosso povo, nada mudará. E para consertar só é preciso ter EDUCAÇÃO de qualidade em nossos lares e em nossas escolas. Um cidadão aprende a ser crítico e muda seu ambiente para melhor após ampliar seu horizonte com bons livros e ideias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar e Ser Feliz

Sentindo a depressão

O Formato do meu coração...