Elevar-se em meio as mídias

Em 06 de outubro de 2018, o  nos lembrou que a coligação é “o maior desafio, a maior causa e o maior trabalho que está sendo realizado na Terra" e evidenciou nosso papel neste momento: "É uma causa que precisa desesperadamente de mulheres, porque as mulheres moldam o futuro. Então, nesta noite, faço uma súplica profética a vocês, mulheres da Igreja, para que moldem o futuro ao ajudar na coligação da Israel dispersa".  Assim ele nos propôs quatro convites:

  • Primeiro, convido-as a participar de um jejum de dez dias das mídias sociais e de qualquer outra mídia que traga pensamentos impuros e negativos à sua mente. 
  • Segundo, convido-as a ler o Livro de Mórmon entre agora e o final do ano. 
  • Terceiro, estabeleçam um padrão de frequência regular ao templo.
  • Meu quarto convite, para vocês que têm idade suficiente, é que participem plenamente da Sociedade de Socorro.

Ele acrescentou, "Queridas irmãs, precisamos de vocês. Precisamos de sua força, de sua conversão, de sua convicção, de sua capacidade de liderar, de sua sabedoria e de sua voz. Simplesmente não podemos coligar Israel sem vocês."

Aceitei os convites e quero compartilhar meus sentimentos em relação ao jejum de dez dias das mídias. Eu estava precisando, passava o dia todo vendo as notificações do celular. Agora, desliguei todas. Foram dez dias, nos quais refleti sobre minha rotina e como estava conduzindo minha vida. Pude perceber um uso excessivo de tempo com as mídias . Um tempo precioso no qual eu posso aproveitar de forma melhor com minha família e para meu aperfeiçoamento pessoal. Vejo a necessidade de estabelecer horários e limites. Não preciso atender prontamente a todas as notificações, posso definir um horário para acessar e responder as postagens. Ao delimitar o tempo, há pouca chance de distração. E quanto aos programas, filmes e séries também precisam de tempo definido. Séries na Netflix são um perigo, você assisti um episódio e quando vê acabou assistindo a temporada toda e o dia passou. Deve ser para lazer e não uma forma de preencher nosso tempo. É bom escolher dias e horários fixos para não despender tempo excessivo.  Assim, conseguimos tempo para ler, estudar, praticar atividades físicas, sair em família e com amigos. Tudo se torna mais proveitoso.

Também lembrei de alguns ensinamentos, um devocional do Élder Bednar e um discurso do Élder Stevenson e gostaria de citá-los. 

Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, em um devocional na BYU, falou sobre como as coisas realmente são. Em suas palavras, "O Senhor declarou: “Portanto dou-lhes o seguinte mandamento: Não desperdiçarás teu tempo nem enterrarás teu talento, de modo que não seja conhecido” (D&C 60:13). (...) devemos usar seus muitos recursos de modo adequado para aprender, comunicar-nos, inspirar e alegrar a vida e, também, para edificar e fortalecer a Igreja, (..)" e deixou duas perguntas para nos guiarem diariamente ao utilizarmos as mídias sociais e outras mídias:

1. O uso das diversas tecnologias e meios de comunicação convida ou impede que vocês tenham a companhia constante do Espírito Santo em sua vida?


2. O tempo que vocês passam usando as diversas tecnologias e meios de comunicação amplia ou restringe sua capacidade de viver, amar e servir de modo significativo?


Élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, em um discurso durante a Conferência Semestral de outubro de 2017 também os advertiu sobre as redes sociais. Ele cita o Élder Neal A. Maxwel: “Até algo tão pequeno como o dedão da mão de um homem, quando colocado muito perto do olho, pode cegá-lo à luz do Sol, que é muito grande. Contudo, o Sol ainda está no céu. A cegueira é trazida pelo homem a si mesmo. Quando trazemos outras coisas para muito perto de nós, colocando-as em primeiro lugar, ofuscamos nossa visão dos céus”.

Podemos sentir na prática esta verdade. Se priorizarmos nossa vida virtual, nossa vida real será menosprezada e não receberá a atenção devida.

Ele ainda ensina: "Apesar de todas as virtudes e do uso adequado dessas tecnologias, há riscos inerentes a elas e, quando trazidas para muito perto de nós, elas podem nos aproximar de um eclipse espiritual e potencialmente ofuscar o brilho e o calor do evangelho.O uso das redes sociais, dos aplicativos para dispositivos móveis e de jogos pode tomar muito de nosso tempo e reduzir a interação pessoal. Essa falta de conversas reais pode afetar casamentos, tomar o lugar de práticas espirituais valiosas e reprimir o desenvolvimento de habilidades sociais, principalmente entre os jovens."

Ele nos alerta também sobre vivermos uma realidade falsa. Em suas palavras: "Duas outras ameaças relacionadas à mídia social são as realidades idealizadas e as comparações que nos inferiorizam. Muitas (se não a maioria) das fotos postadas nas redes sociais tendem a retratar os melhores aspectos da vida — muitas vezes de modo irreal. Todos já vimos lindas imagens de decoração, lugares turísticos maravilhosos, selfies de pessoas sorrindo, pratos elaborados e imagens de pessoas com um corpo aparentemente inalcançável. (...) "Comparar nossa própria existência aparentemente comum com a vida bem editada e perfeitamente moldada de outras pessoas como representada nas redes sociais pode fazer com que tenhamos sentimentos de desânimo, inveja e até frustração." (...) "Conforme a irmã Bonnie L. Oscarson nos lembrou hoje, o sucesso na vida não se resume a quantas curtidas ou a quantos “amigos” ou seguidores temos nas redes sociais. Tem a ver, na verdade, com conectar-se de modo significativo com as outras pessoas e acrescentar luz à vida delas. Espero que aprendamos a ser mais realistas, a encontrar mais humor na vida e a ficar menos desanimados quando nos depararmos com imagens que talvez retratem uma realidade idealizada, que muitas vezes leva a comparações que nos inferiorizam."

É, foram dez dias de muito aprendizado. Agora é a hora da ação, da mudança...A tecnologia deve ser nossa aliada e não uma fuga da nossa realidade. Devemos utilizá-la como fonte de inspiração e para elevar outras pessoas. As relações pessoais precisam ser fortalecidas e não destruídas pela inovação tecnológica. A vida é bela demais para ser sentida através de uma tela. 


Referências:

A participação das irmãs na coligação de Israel - Presidente Russell M. Nelson


As Coisas Como Realmente São - Élder David A. Bednar Do Quórum dos Doze Apóstolos


Eclipse espiritual - Élder Gary E. Stevenson Do Quórum dos Doze Apóstolos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar e Ser Feliz

Sentindo a depressão

O Formato do meu coração...